A Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais, através das representações da Proteção Básica e Especial esteve presente no PROCESSO DE DISCUSSÃO DO PLANO ESTADUAL PARA PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E PROTEÇÃO DO ADOLESCENTE TRABALHADOR EM PERNAMBUCO. Trata-se de uma Oficina Regional com pólo em Carauaru, contando com a participação de municípios como Riacho das Almas, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Lagoa dos Gatos e outros.
Para composição da Mesa de abertura foram chamados: Rosa Barros (vice-presidente CEDCA-PE), Tereza Mahon (Diretora do CREAS Caruaru), Verônica Alves ( presidente do CMDCA Caruaru) e Gil Vicente (Conselheiro Tutelar Caruaru). Após as falas iniciais do representantes citados o Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social -CENDHEC realizou apresentação de Slides para análise situacional do Trabalho Infantil em Pernambuco. É válido ressaltar que o CENDHEC é o responsável pelo Projeto "Por um Pernambuco sem Trabalho Infantil".
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, em 2009 haviam 4,2 milhões de crianças e adolescntes, com idades entre 5 e 17 anos, em situação de Trabalho Infantil. Em 2004, este número era bem maior (5,3 milhões). No ranking nacional, Pernambuco ocupa o 20º lugar quando analisamos crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e ocupamos o 09º lugar quando a faixa etária cai para 5 a 14 anos.
- Análise da situação;
- Dotação Orçamentária;
- Educação pública e de qualidade;
- Defesa, Resposabilização e Fiscalização;
- Comunicação, Mobilização e Articulação;
- Fortalecimento da família;
- Monitoramento e Avaliação.
Nos trabalhos em grupo foi analisado o PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL e as alterações foram encaminhadas à plenária como última etapa deste trabalho.
Nesta capacitação houve uma sensibilização para que os municípios pudessem traçar novas estratégias de combate ao trabalho infantil.
POR UMA CARUARU SEM TRABALHO INFANTIL!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário